Como fazer a manutenção dos módulos fotovoltaicos (painéis solares)?

O acúmulo de sujeira nos módulos pode reduzir em até 25% a eficiência energética de um painel, segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável).

Abaixo, a TECSUL ENERGIAS faz um compilado das principais orientações contantes nos manuais dos fabricantes de painéis solares, juntamente com as boas práticas adquiridas nos quase 10 anos atuando no seguimento solar.

Quem pode realizar a limpeza:
Os fabricantes orientam que a limpeza dos painéis deve ser realizada por uma equipe treinada e que os trabalhadores devem usar EPIs (equipamento de proteção individual).
Residências com um único pavimento, o processo acaba por exigir menos equipamentos, bastando uma escada para facilitar o acesso aos painéis, um rodo com um pano úmido – em alguns casos, um extensor do cabo pode ajudar – e uma mangueira com um jato de água. Em instalações mais altas e complexas, é essencial contratar profissionais especializados com equipamentos de segurança adequados.

Periodicidade: os painéis devem ser limpos anualmente, porém que em locais com muita poeira e poluição, pode ser necessário realizar a cada seis meses.

Como fazer:
– primeira ação: desligar o inversor;
– no geral, a regra das fabricantes é que a limpeza das placas solares seja feita apenas com água limpa corrente, que deve ser jogada de cima para baixo, no sentido de inclinação das placas. (Os fabricantes não recomendam, mas é comum o uso de detergente neutro, em solução, para facilitar a remoção das sujeiras).
– o horário mais adequado é no início da manhã, final da tarde, ou dias nublados, quando os módulos apresentam uma menor temperatura em sua superfície. Isso vai evitar possíveis danos causados ao vidro devido ao choque térmico, além de evitar aparecimentos de manchas (semelhante ao que ocorre quando é lavado vidro no sol);
– podem ser utilizados panos macios secos ou úmidos, esfregão de espuma (sem parte abrasiva para não riscar o vidro das placa), e esponjas (sem parte abrasiva);

Pontos a observar, ALÉM da limpeza:
 – antes do processo de limpeza é preciso que seja feita uma inspeção dos módulos quanto a rachaduras, danos e conexões soltas.

O que NÃO pode ser feito:
– não usar o jato de pressão de água na função pontual. Se necessário usar lavadora, usar a função “água aspergida”;
– deve ser evitado o uso de quaisquer objetos pontiagudos que possam danificar o módulo.
– não devem ser utilizados solventes corrosivos e nem objetos rígidos;
– não é permitido o uso de ferramentas de metal, como lâminas, facas, lã de aço e outros materiais abrasivos para realizar a limpeza.

A TECSUL utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

Falar com a Tecsul agora!
Escanear o código
Olá 👋
Aqui é a Tecsul, especialista em soluções fotovoltaicas ☀️
Em que podemos te ajudar hoje?