As aplicações de sistemas fotovoltaicos híbridos com armazenamento de energia são inúmeras.
Por conceito, sistemas híbridos, nada mais são que a combinação de diferentes fontes de energia para compor a alimentação de determinados sistemas.
A união de diferentes fontes, por exemplo a solar e a rede de distribuição (que pode ser a combinação de outras fontes), oferece grandes vantagens já que combina as características de sistemas on-grid e off-grid, ou seja, a conexão com a rede e o armazenamento de energia.
As aplicações de sistemas híbridos com baterias são diversas e podemos destacar: sistemas backup, cobertura de horário de ponta (time of use / time shifting), controle de demanda (peak-shaving), sem injeção na rede (grid-zero), entre outros. Vale destacar que, em geral, quando bem dimensionado, é possível entregar mais de uma função em um mesmo projeto.
Os sistemas de backup tem como objetivo principal a entrega de energia nos períodos de falta da rede pública, ou seja, garantir o fornecimento de energia às cargas nos momentos em que ocorrem falhas na rede da concessionária.
Fontes: https://canalsolar.com.br/dimensionamento-hibridos-zero-grid-baterias-fator-simultaneidade/
Como funciona o inversor híbrido?
O papel do inversor híbrido é se conectar a rede como um inversor On-Grid tradicional e, ao mesmo tempo, carregar o banco de baterias. Também permite utilizar gerador e a rede da concessionária para fornecer eletricidade para consumo imediato ou recarregar as baterias, quando não há geração dos painéis solares.
O inversor híbrido fornece energia como backup, garantindo que os aparelhos continuem funcionando. Desta maneira, o banco de baterias é mantido carregado, seja por energia solar, rede pública ou gerador, visando assegurar que haverá eletricidade.
A configuração de Nobreak Solar é ideal para residências e empresas em locais com queda frequente de energia e também para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, de segurança e equipamentos de resfriamento.

Fontes: http://blog.minhacasasolar.com.br/tudo-sobre-inversor-hibrido/